Curso de Permacultura na Prática

O primeiro curso realizado no Refúgio do Lajeado, de Permacultura na Prática, foi um sucesso. Neste curso podemos conversar um pouco sobre os princípios da Permacultura, e aplicá-los na prática.

Foram feitos canteiros orgânicos onde foram plantadas mudas de inhame, tubérculo bastante rústico adaptado às condições locais, e limpeza das mudas de abóbora e demais frutíferas, utilizando-se como mulch o  lírio-do-brejo, conhecido localmente como caeté, uma planta exótica invasora que cresce vigorosamente na beira de rios, muito abundante na região.

Também construímos quatro módulos solares do aquecedor solar com garrafas PET e caixas de leite TETRA PAK, resíduos bastante comuns no nosso mundo industrializado. No próximo curso pretendemos construir mais módulos e instalar a caixa dágua, para que o sistema comece a funcionar. Gostaríamos de salientar que esta é uma tecnologia livre elaborada por José Alcino Alano, disponível para download em http://www.4shared.com/file/53379924/5bc4eaac/solar.html; e que aprendemos a confeccionar tais módulos através de oficina realizada na Escola do Morro da Cruz, em Porto Alegre, ministrada por professores que estão implementando tal iniciativa e divulgando a proposta.

Pelas manhãs os participantes tiveram oportunidade de conhecer e praticar um pouco de Yoga antes do café da manhã, em um ambiente bastante propício para esta prática. Tais práticas preparam o corpo e o espirítio para as atividades que se sucedem durante o dia. ã noite, jantamos comida campeira feita em fogueira ao ar livre, de forma comunitária.

Numa das tardes tivemos a oportunidade de conhecer cachoeiras escondidas do local, guiados pelo Sidnei, morador local que conhece muito bem cada recanto secreto do Rio do Ouro.

Grande abraço e muito obrigado a todos que estiveram presentes e apoiaram o projeto,

Ricardo


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: