Refúgio do Lajeado, Rio do Ouro, Maquiné, RS Práticas Agroecológicas no Coração da Mata Atlântica

Saudações a tod@s! Estamos hoje inaugurando o Blog do Refúgio do Lajeado, sítio no qual a mais de três anos vem sendo realizadas experiências agroecológicas e de bioconstrução, em meio a exuberância da Mata Atlântica. Está localizado no Vale do Rio do Ouro, no distrito da Barra do Ouro, pertencente ao município de Maquiné, RS. Está integralmente inserido na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlantica.

O histórico humano da região se caracteriza por uma ocupação humana indígena, que pouco modificaram a paisagem local, vivendo da caça e do extrativismo do pinhão. A cerca de um século atrás, a região foi ocupada por imigrantes de origem majoritarimente italiana, os quais se estabeleram no local, existindo no seu auge cerca 200 familias somente na localidade do Rio do Ouro. Estes construiram casas, derrubaram a floresta, plantaram roças, criaram animais e criaram suas famílias. Entretanto, com a modernização agrícola, a abertura de estradas e a industrialização em centros urbanos próximos na metade do século XX, ocorreu um numeroso e súbito exôdo rural, que permitu que a Floresta Atlântica se regenerasse de maneira vigorosa.

Atualmente, a região encontra-se relativamente bem preservada, existindo apenas pequenas roças de subsistência, a maior parte das quais próximas ao povoado da Barra do Ouro. O Refúgio do Lajeado se localiza a 8km deste povoado, estando por essa razão na região conhecida popularmente como “fundão do vale”. Aqui a natureza eh pujante; as águas são puras, correntes e cristalinas; a vida silvestre segue seu rumo praticamente livre de interferências humanas. Neste espaco estamos propondo experiências agroecológicas, técnicas de construção rústicas de baixo impacto com uso majoritário de materias locais, seguindo princípios da Permacultura. Queremos propiciar aos visitantes a troca de conhecimentos em meio a a exuberância da Natureza.

Neste blog pretendemos divulgar as atividades que vem sendo desenvolvidas no local, assim como seus resultados e avaliações. Também estaremos propondo cursos, vivências, mutirões e encontros.

1 Response so far »

  1. 1

    Cris said,

    Que experiência incrível! Chuleando as próximas postagens!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário